Blog coletivo da disciplina Comunicação Multissensorial, ministrada pela Profa. Andrea Hecksher, no curso de Design da ESPM.
Espaço destinado à reunião de material e à proposição de um diálogo contínuo em torno dos temas estudados em sala de aula.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Visual Mercnahdising- por Thiago Vieira


Visual Merchandising 

O projeto de graduação tem como objetivo propor um novo conceito de Visual Merchandising para o setor masculino da rede de fast fashion C&A.
A escolha apenas do público masculino da C&A se deu por conta do novo movimento social que vem trazendo os homens ao mercado de consumo. Hoje o homem já representa cerca de 35% no mercado de consumo.
Este movimento descrito acima pela briga das mulheres por seus direitos e principalmente inserção delas no mercado de trabalho, o que levou o público masculino a tirar o “peso” de ter que ser o responsável na administração da casa.
Com as mulheres no trabalho os homens tiveram que aprender  a cuidar da casa e a ir ao supermercado, logo este cuidado com a casa foi naturalmente se transformando em cuidados pessoais e as idas ao supermercado, se transformaram em idas aos shoppings, resultado: Os homens ficaram mais vaidosos, mais contemporâneos.
Em relação ao público alvo, podemos levar em consideração que a C&A está posicionada para um público pertencente a classe C. Com isso o target do projeto passa a ser o homem pertencente a esta classe, que também é chamada de “nova classe média”.
A nova realidade econômica brasileira apresentou a esta gente a um novo panorama social, influenciou o aumento do consumo com as facilitações de créditos, redução de taxas e etc, deu oportunidade de ingressarem em universidades.
Num ponto de vista mais mercadológico, a “nova classe média” hoje emergente , tornou-se mais exigente pois eles querem o luxo das classes A e B mais não estão dispostos a gastar tanto dinheiro, por isto o Visual Merchandising  precisa atender a expectativa deste público, que espera sofisticação e luxo, a um preço baixo.
O grande desafio será criar um ambiente diferenciado e mais conceitual para o consumidor, sem deixar o apelo popular de lado, para que este não pense que a loja está mais cara ou etc.
Se tratando ainda de um público masculino, que sabemos que tem menos paciência em lojas e são mais objetivos, é preciso transformar este espaço num lugar agradável para que o tempo de permanência dele no ambiente aumente influenciando no consumo dos produtos C&A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário