Blog coletivo da disciplina Comunicação Multissensorial, ministrada pela Profa. Andrea Hecksher, no curso de Design da ESPM.
Espaço destinado à reunião de material e à proposição de um diálogo contínuo em torno dos temas estudados em sala de aula.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PGD - Helena Rodrigues e Luiz Eduardo Bordim

- Beerclue


A ideia do projeto é criar um produto sobre cervejas premium para web (uma rede social de nicho) que seja estendível para outras plataformas como Iphone e Ipad.O produto teria como foco atingir as pessoas que querem mostrar que tem um gosto apurado para cerveja, que querem ter mais conhecimento sobre esse assunto e que seja referência como orientador de onde essas pessoas podem comprar e consumir as cervejas desejadas.

A intenção é conseguir abraçar tanto os consumidores leigos e curiosos quanto os consumidores mais entendidos do assunto.
O produto teria como frente duas experiências de consumo, uma logada (seja pelo cadastro no site ou opção do facebook) e uma não logada.

Em nível de experiência não logada, o usuário teria acesso a todo tipo de informação do site, inclusive visualização dos perfis dos usuários cadastrados já em nível de interação com o site teria apenas a possibilidade distribuir o conteúdo pelas redes sociais.
O usuário cadastrado por outro lado, além de todos os benefícios que tem um usuário não logado, teria a possibilidade de fazer reviews, rankings e possuir o seu próprio perfil.

O site teria como conteúdo todo o tipo de informação sobre as cervejas premium (como se fosse uma wiki, teria: história, harmonização (que cerveja combina com o que pra comer), qual tipo de copo deve-ser usar para cada cerveja), e então o  usuário poderia dizer se já consumiu ou não, fazer seu review e dar sua nota na página de cada cerveja. Existiria também uma area dedicada apenas aos rankeamentos dessas cervejas (as mais bebidas, as mais recomendadas, mais comentadas...)

No perfil do usuário logado, mostraria as cervejas que ele já bebeu, quais ele gostaria de beber, onde consegue achar pra comprar (tanto em loja física quanto virtual), acompanhar as ações dos seus amigos, o que eles estão consumindo e trocar experiência com eles.

Professor orientador no PGD-A e PGD-B : Eduardo Ariel
Alunos: Helena Rodrigues e Luiz Eduardo Bordim


Bibliografia de Livros de Design / Arquitetura de Informação lidos até agora:


- GARRETT, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. EUA: AIGA, 2003.

- GRUBER, Thomas R. Towards Principles for the Design of Ontologies Used for Kno- wledge Sharing. International Journal of Human and Computer Studies, 43(5/6): 907- 928. 1995.

- HACKOS, Joann; REDISH, Janice. User and Task Analysis for Interface Design. Nova York, EUA: Wiley, 1998.

- KOLKO, Jon. Thoughts on Interaction Design. Savannah, EUA: Brown Bear, 2007.

- NORMAN, Donald A. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os ob- jetos do dia-a-dia. EUA: Rocco, 2004.

- PREEXE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da interação homem-computador. EUA: Bookman, 2005.

- THISSEN, Frank. Screen Design Manual: Communicating Effectively Through Multi- media. Alemanha: Springer-Verlarg, 2003.

- WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. Alemanha: Martins Fontes, 1989.











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