Blog coletivo da disciplina Comunicação Multissensorial, ministrada pela Profa. Andrea Hecksher, no curso de Design da ESPM.
Espaço destinado à reunião de material e à proposição de um diálogo contínuo em torno dos temas estudados em sala de aula.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto de redesign do site e da marca de Manacá

Oi eu sou a Carol Feichas e o resumo do meu projeto é o seguinte: o redesign da identidade visual e do site da empresa Manacá; um agro-negócio de hortaliças orgânicas comercializadas na internet e entregues à domicílio (http://www.manacasabordaserra.com.br).
O estudo identifica o público-alvo de Manacá e descreve a concorrência apontando os modelos de negócio, identidades visuais e sites.
Com ferramentas de usabilidade web foram feitas avaliações do site de Manacá para melhor adequar o design.
Concluiu-se que existem diferentes perfis de consumidores; poucos produtores adotam o modelo de venda direta ao consumidor; o site não se aproveita da experiência de navegação do usuário.
O que eu já fiz foram várias pesquisas; em portais de tendências e análise de mercado e entrevistas com consumidores (para levantar e entender melhor quem é o Target da empresa); pesquisas de percepção da marca com consumidores e com designers (para analisar a marca de Manacá e da concorrência) além de avaliação cooperativa do atual sistema em funcionamento (para avaliar a amigabilidade e facilidade de navegação tanto na área institucional quanto e-commerce).
Fiz tb levantamento e diagnóstico dos negócios da empresa e concorrência, levantamento e análise gráfica da marca de Manacá e da concorrência, descrição dos sites de Manacá e concorrência, além de levantamento de similares (Benchmarking).
Estou trabalhando agora na adequação e reestruturação da marca.
A base da minha bibliografia são os seguintes títulos/autores: 
- DONDIS, A. Donis. "Sintaxe da linguagem visual"; 
- PEREZ, Clotilde. "Signos da marca, expressividade e sensorialidade"; 
- portal Mundo do Marketing disponível em: http://www.mundodomarketing.com.br
- portal Euromonitor (base de dados ESPM); 
-  PINHEIRO, Maria Cláudia Tardin. “Publicidade Emocional: a sensibilidade a serviço do consumo.” Tese (Doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, maio de 2007; 
- vários livros e mais alguns textos disponíveis on-line dos autores NIELSEN e MONK; 
- KRUG, Steve "Não me faça pensar"; 
- MORAES, Anamaria de, SANTAROSA, José Guilherme. "Avaliação e projeto no Design de interfaces." 
- sites das empresas abordadas. 

Profa. Orientadora PGD-A    Isabella Muniz 
Prof. orientador PGD -B       Léo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário